Reajuste dos profissionais da Educação e Indicação para melhorias no trânsito são tema de Sessão

foto

09 de Maio de 2025

Ascom Câmara

A Câmara Municipal de Matriz de Camaragibe realizou, no dia 9 de maio de 2025, a 10ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa. A pauta incluiu discussões sobre reajustes salariais para profissionais da educação e melhorias na segurança viária da cidade.

Reajuste salarial para profissionais da educação

Um dos principais temas da sessão foi a votação do Projeto de Lei 004/2025, que propõe um reajuste de 6,27% nos vencimentos dos profissionais efetivos do magistério e de apoio administrativo da Secretaria de Educação. A proposta foi encaminhada em regime de urgência para votação, refletindo a prioridade dada ao tema pelo Poder Executivo.

Melhorias no trânsito próximo à Praça João Afonso

Outra pauta debatida foi a Indicação 035/2025, de autoria do vereador Antônio Leite, que sugere ao Poder Executivo a instalação de placas educativas de trânsito, faixas, sonorizadores e a construção de um quebra-molas nas proximidades da Praça João Afonso. O objetivo da proposta é garantir mais segurança para pedestres e motoristas na região.

Cidadã denuncia abuso de som em estabelecimento comercial

O vereador Antônio Reis leu uma carta de autoria de Selma Maria de Galvão enviada aos vereadores denunciando um estabelecimento comercial que promove festas com som em volume máximo. De acordo com a carta, um estabelecimento comercial fecha os acessos da rua, instala paredões que passam a funcionar das 20h às 04h da manhã.

Os vereadores apoiaram a denúncia da cidadã e enviaram um requerimento para o Executivo recomendando que as festas sejam realizadas nos espaços adequados, uma vez que o município possui locais apropriados para eventos de todos os portes.   

Problemas de fornecimento de água pela Verde

O vereador Laelson Barbosa solicitou a realização de audiência pública com a empresa Verde, uma vez que os moradores do município estão tendo seus nomes negativados no serviço de proteção ao crédito – SPC devido a falta de pagamento da empresa fornecedora de água, Verde. A questão é que a empresa não vem fornecendo a matéria prima desde que passou a ser a responsável pelo serviço no município.

Junior Monange pediu que além dos responsáveis pela Verde, membros do poder Executivo também compareçam a audiência, inclusive para explicar os motivos da venda da água e o destino dos recursos arrecadados com a compra.

Vereador cobra pagamentos atrasados

O vereador pediu ainda que a Câmara envie um ofício pedindo respostas ao Executivo sobre o não pagamento do 13º salário dos funcionários da prefeitura, além do terço de férias e o PASEP que até o momento não foram repassados aos trabalhadores. Monange informou que vai procurar o Ministério Público para denunciar o caso. 


Compartilhe:
Antes de navegar em nosso site, aceite nossa política de cookies